ensaio de invasão celular

Invasão de tecidos e metátase

A capacidade das células cancerígenas de migrar e invadir através de diferentes tipos de tecidos permite que estas extravasem os vasos sanguíneos e linfáticos, produzindo as metástases que são responsáveis ​​por mais de 90% das mortes de câncer humano.

Um importante obstáculo para estudar a migração e invasão das células de câncer tem sido a falta de técnicas que forneçam resultados cinéticos, quantitativos, reprodutíveis e eficientes.

propriedades

Autossuficiência nos sinais de crescimento

A proliferação celular é controlada por sinais promotores de crescimento produzidos por células vizinhas (sinais parácrinos) ou distantes (sinais endócrinos).

Uma característica fundamental das células cancerígenas é sua capacidade de proliferação na ausência de sinais mitogênicos exógenos. Esta autonomia nos sinais de crescimento é obtida através de vários mecanismos.

apotose

Capacidade de evitar apoptose

Uma das principais funções da apoptose é a eliminação de células que estão danificadas. A morte celular programada está presente na maioria dos tipos de células humanas sendo fortemente regulada.

A capacidade de evitar apoptose pode tornar as células cancerígenas refratárias aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Portanto, é de grande interesse elucidar os mecanismos de evasão de apoptose, e encontrar maneiras de reinstituir esta capacidade em células cancerígenas.